Qual a importância da pré temporada para o atleta?

Realizar testes funcionais que avaliam equilíbrio, estabilidade, mobilidade é fundamental principalmente para direcionar um trabalho preventivo principalmente para atletas amadores.
Faça sua avaliação funcional e descubra como melhorar seu desempenho e evitar lesões.

“Se movimentar com qualidade é imprescindível, parte dessa responsabilidade é atribuída ao fisioterapeuta.” O seu papel dentro de um trabalho integrado e avaliar e intervir para criar condições ideais para o paciente exercer todo seu potencial atlético e funcional.

O controle motor cria o elo entre as ciências do movimento humano, durante muito tempo o tratamento músculo esquelético valorizou de forma excessiva aspectos biomecânicos básicos e a abordagem neurológica que identifica padrões de movimento, alterações de tônus e espasticidade apenas no campo neurológico. Autores como Shirley Sahrmann, Vladimir Janda, Karel Lewit, Pavel Kolar e Gray Cook, idealizaram a oportunidade de uma abordagem funcional no campo da reabilitação músculo esquelética com correções de padrões de movimento utilizando uma perspectiva baseada nos movimentos primitivos (desenvolvimento cinesiológico).

Dentro de uma visão integrativa é imprescindível uma avaliação que oriente o profissional a intervir em todos os aspectos que permitam uma movimentação livre com controle adequado.

A subutilização do nosso potencial motor é um dos principais aspectos que levam a uma perda do controle motor e mobilidade, criando um padrão compensatório desencadeando uma sobrecarga mecânica em regiões distantes, podendo futuramente gerar dor ou lesões estruturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
×