Dor no quadril

IMPACTO FÊMORO-ACETABULAR (IFA)

Texto escrito por Dr. Paulo Ramires

O Impacto fêmoro-acetabular (IFA) é uma projeções ósseas que se desenvolvem em torno da cabeça femoral e/ou ao longo do acetábulo. O sobrecrescimento destes ossos faz com que ocorra o choque precoce do fêmur contra o acetábulo, ao invés de uma movimento suave e sem atrito. Esta condição onde os ossos do quadril possuem uma alteração de seu formato leva a um encaixe imperfeito dos ossos, assim ocorrendo um atrito demasiado entre eles e essa alteração pode causar danos irreversíveis à cartilagem. O impacto do quadril é cada vez mais reconhecido como uma etiologia comum da dor do quadril em atletas, adolescentes e adultos. Mas ainda não se sabe quantas pessoas podem ter o impacto femoroacetabular, porém estima-se que em torno de 15% (estudos internacionais) da população possuem alterações do formato do quadril compatíveis com o termo impacto femoroacetabular.

Tipos De Impacto Femoroacetabular

Impacto femoroacetabular tipo Cam ou Came

Neste tipo de IFA a cabeça femoral não é esférica e não consegue movimentar-se suavemente na cavidade acetabular. Uma proeminência ossea na cabeça femoral ou até mesmo a falta do assinturamento normal nessa região, causa um impacto na borda acetabular e com isso “tritura” a cartilagem no interior do acetábulo.

Impacto femoroacetabular tipo Pinça, Pincer ou Torques

Este tipo de impacto ocorre devido ao excesso de osso na borda acetabular. O labrum pode ser esmagado pelo colo femoral sob a borda proeminente do acetábulo em movimentos de flexão e rotação do quadril.

Impacto femoroacetabular Combinado ou misto Impacto misto significa apenas que tanto a pincer e o came estão presentes.

Quais os sintomas causados pelo impacto femoroacetabular?

Alguns pacientes apresentam sintomas de dor ou desconforto no joelho, púbis e articulação sacroilíaca como consequência da doença no quadril, a síndrome pode ser confundida com lesões musculares (distensões da coxa ou da virilha). A Dor é a principal queixa, em geral pode piorar após e durante atividades físicas, outras queixas incluem: rigidez do quadril, travamentos, estalidos e claudicação.

Portanto eles indicam que há dano sendo causado à cartilagem ou labrum com processos inflamatórios de repetição. Quando isso ocorre significa que o dano a articulação está progredindo e deve ser tratado.

“Com o tempo ESTE impacto irá causar a ruptura do Labrum e Dano na cartilagem articular, podendo favorecer o surgimento de osteoartrose em adultos jovens”.

São necessários exames complementares no diagnóstico?

Exames de raio X (radiografia) são usados para avaliar a estrutura óssea e as deformidades tipo cam e pincer. Tomografia computadorizada e ressonância magnética também podem ser úteis, especialmente em casos com indicação cirúrgica. Outros exames podem ser necessários para descartar diagnósticos diferenciais.

“Entretanto, os recursos mais importantes do diagnóstico são a história e o exame físico”.

É comum que exames de imagem mostrem deformidades tipo cam e pincer em pacientes sem sintomas no quadril. Comumente, doenças em tecidos moles do quadril podem ser responsáveis pelos sintomas, como lesões musculares, tendíneas, capsulares e neurovasculares. Portanto, a definição da causa da dor depende em primeiro lugar do exame físico e história, seguidos da análise conjunta com os exames de imagem.

Tratamento Conservador

O tratamento conservador do IFA podem ser feito nos primeiros meses. Eles incluem medicações para dor, associado a fisioterapia e orientações na praticar da atividade física.

A abertura do quadril e flexão excessiva desta articulação deve ser evitado, esta simples intervenção faz com que diminua a sobrecarga excessiva assim diminuindo o desconforto. O paciente deverá ser avaliado periodicamente, grande parte dos paciente evolui muito bem com o tratamento conservador desde que o paciente seja fiel as orientações do seu fisioterapeuta. A fisioterapia deve ser feita apenas como manutenção de mobilidade articular. A grande discussão é se o melhor tratamento é o conservador ou cirúrgico. No tratamento conservador, a Fisioterapia desempenha um papel fundamental por meio de exercícios para correção biomecânica, tentando “afastar” o colo femoral do PINCER. Estes exercícios de fortalecimento de equilíbrio muscular, e controle motor podem ser associados a recursos de Eletrotermofototerapia para diminuição da dor e inflamação. Entretanto, quando o paciente não responde bem ao tratamento conservador, ainda há a opção cirúrgica através de artroscopia do quadril para correção da deformidade óssea e lesão do labrum. Vale lembrar que os pacientes também necessitarão de Fisioterapia pós-operatória por 3 ou 4 meses.

Tratamento Cirúrgico

As cirurgias para tratamento do impacto femoroacetabular são divididas em dois grupos:

• Cirurgias de preservação articular, osteoplastias e osteotomias, indicadas nos casos de cartilagem preservada ou com lesão inicial;
  • Cirurgias de substituição articular ou artroplastia do quadril, indicadas nos casos de lesão avançada da cartilagem articular;

O formato das estruturas ósseas (morfologia) definirá o tipo de cirurgia a ser empregado. A grande maioria das deformidades tipo pincer ou cam podem ser tratadas através de videoartroscopia, utilizando materiais especiais que permitem a ressecção da parte óssea excessiva. Em casos em que é necessária a remoção de parte do osso acetabular, geralmente são utilizadas âncoras para refixação do lábrum.